domingo, 17 de junho de 2012

Ad principis

Bem, antes de eu começar a me apresentar e definir meu objetivo gostaria de explicitar a motivação para criação desse blog.

É fato inconteste entre as pessoas que têm educação financeira (sobretudo das que escrevem em blogs/frequentam fóruns) a impossibilidade dificuldade de se falar de finanças no dia-a-dia com os "leigos" e quão raro é encontrar outras pessoas com as quais se possa falar de investimentos. Mas não poderia ser diferente não é mesmo? O brasileiro não assimilou a importância de se ter um colchão de segurança ou mesmo investir a longo prazo. Isso sem mencionar os milhares que consideram a poupança como um "investimento" fato que pode também ser ilustrado pelo pequeno número de investidores pessoas físicas na bolsa (aproximadamente 570.000 ou 0,3% da população - informação tirada do EXCELENTE blog http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/).

Enfim, para ser mais exato: quando minha família soube que eu estava investindo em ações, foi um grande borburinho: "- Tá ficando doido? Vai jogar dinheiro fora, aquilo ali é um cassino!", "- Como é? Ficar rico daqui 20 anos? Kkkkk", "-Tu é engraçado, maluco!!!", "Olha, lá vem o futuro milionário kkkk" etc. Nesse dia eu percebi o quanto é perda de tempo falar de finanças com leigos sem educação financeira, é verdadeiramente "atirar pérolas aos porcos".

Eu já estava conformado em não ter com quem conversar sobre quando coincidentemente reencontrei amigos de infância que há muito não via e, para minha grata surpresa, descobri que eles também estavam investindo na bolsa. "BELEZA!!" pensei comigo, "alguém para discutir sobre investimentos e finanças!!!". Fomos falar sobre estratégias e tal e os dois mostraram-se traders inveterados, sabe? Daqueles com alto turnover, daytrade por cima de daytrade, stop loss (e na minha cabeça eu pensava: "Putz, tão se f***ndo pagando inúmeras taxas de corretagem, emolumentos, IR e tudo o mais!!"). Mas até aí nenhum problema, pelo menos os caras estavam investindo. E lá fui falar da minha estratégia de tentar comprar por critérios fundamentalistas, com visão de longo prazo, com compras mensais, reinvestimento de dividendos etc etc etc. Sabe o que eu ganhei? Risos e mais risos. "Como é? LONGO PRAZO? No longo prazo estaremos todos mortos! Tu vai ter R$ 1.000.000,00 daqui a 20, 30 anos? Hahahahahaha". Não vou mentir que fiquei meio desapontado com os dois, mas nem me dei ao trabalho de discutir, pois o importante é manter o foco e acabei me afastando novamente desses amigos.

Passado mais de um ano (foi essa semana para ser mais exato), eis que combino de tomar uma cerveja com esses meus amigos, e qual não foi a minha surpresa? O discurso dos caras mudou. "Não, não me diga que eles viraram fundamentalistas?" pensará você, mas não, perceba o que eles falaram: "- Cara, esse negócio de bolsa é perda de tempo, é perder dinheiro! Kabura, quanto tá teu desempenho?". OBVIAMENTE sabendo como pensavam os dois eu MENTI, disse que estava no 0 x 0 nesses quase dois anos de bolsa (quando na verdade estou no lucro). "- Tá vendo? Rapaz...eu estou com várias coisas em mente. Acho que vou colocar tudo em LCI, ou então comprar caminhões pra alugar." falou o primeiro. Já o segundo disse estar pensando em investir em gado. Só pude pensar o seguinte:


Eh meus amigos, o mundo realmente dá voltas!!!. E se tratando de investimentos então, não adianta ficar bancando o superior, rindo sem respeito da estratégia dos outros pois, se se sair bem nos investimentos fosse fácil e rápido muitos seriam ricos. E vamos lá, devagar e sempre!!

See ya,


P.S. Desculpe o tamanho imenso do post de estréia, mas eu precisava exteriorizar isso ;D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário