domingo, 30 de dezembro de 2018

Avaliação - 2018


Resolvi fazer uma avaliação sobre 2018. Como antevisto e dito, este ano foi muito desafiador, pois viver por 12 meses (após meu pedido de desligamento) sem "renda" salarial queimou boa parte do colchão de segurança (~48%), mas graças à frugalidade, o objetivo foi concluído com êxito.


A carteira teve um desempenho anual de -2,54%. Nada bom, visto que o IBOV performou uns +15%. Entretanto, (não me recordo se cheguei a fazer essa explicação da estratégia) para este ano o foco foi obter dividendos. Neste aspecto, embora o desempenho ("seco") negativo da carteira, o resultado foi cumprido. Em comparação a 2017 os dividendos aumentaram mais de 110% , fazendo com que a média mensal de proventos mais que dobrasse!! Com isso, também foi atingido o máximo anual de dividendos históricos!


A análise também mostrou que houveram insucessos nessa estratégia de dividendos, em especial no tocante a Smiles (SMLS3) e Multiplus (MPLU3). Primeiro, por uma concentração setorial ("ovos na mesma cesta"); em segundo lugar, por não atentar para a governança, e esta foi uma dura lição aprendida: eu não gosto do setor de aviação (acho a lógica empresarial do negócio PÉSSIMO), mas por focar única e exclusivamente nos dividendos, acabei entrando nas empresas de programas de milhagem atreladas às mesmas, FICA A LIÇÃO!!! E terceiro, mas também não menos importante, agi mais com base no feeling, esquecendo de seguir o plano traçado quanto à alocação (sim, tenho um set alocativo montado), o que certamente teria contribuído para aquele -2,54% de resultado anual da carteira!!


Percebidos esses equívocos, é tentar corrigi-los daqui em diante e performar melhor!


See ya, ;D


E que venha 2019!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário