domingo, 1 de abril de 2018

Atualização - MAR/18

Olá a todos. Mas um mês que chega ao fim e é hora da prestação de contas. E, diga-se, que mês CONTURBADO!! Pôde-se perceber o poder dos estrangeiros em movimentar o mercado, se nos dois primeiros meses dos anos o influxo permitiu uma notória valorização, março foi no sentido contrário. Queda atrás de queda com a saída do capital estrangeiro. O cenário esteve muito ruim mas aos "45 minutos do segundo tempo" bons ventos sopraram e permitiram uma redução das perdas, ocasionando um fechamento com queda reduzida de -0,13%. Conforme se pode observar abaixo:



Vi no blog do AdP um post sobre preço, o qual repercutiu bem. Particularmente,creio que SIM, É importante, sob uma ótica. A despeito de um mantra bastante repetido que diz que "no longo prazo não fará diferença", mas nestes pequenos resultados mensais, transitórios, você estar comprado a determinado preço pode fazer a diferença entre ter o lucro ou o prejuízo (ainda que "virtual", posto que não realizado). E não irei longe, este mês mesmo, comprei SMLS3 a um preço, anterior à queda que estratosférica que sobreveio ao aviso deles de redução do payout, mas se não o tivesse feito, ou o tivesse feito posteriormente à referida queda o resultado seria completamente diferente. Ainda sobre essa compra de SMLS3, eu gostaria de tecer outro comentário, o porquê de Economia ser uma ciência humana, ao contrário do que muitos imaginam, pelo fato de lidar rotineiramente com números/Matemática. A ações dos agentes inseridos na economia têm muito de comportamental, com pitadas até mesmo de irracionalidade, e eu estava com uns problemas de ordem pessoal, muito ansioso e acabei logo no início do mês realizando a comprar para "aliviar" minha mente e poder focar no problema de cunho pessoal a ser resolvido. RESULTADO: Poderia ter fechado o mês com um resultado positivo.


Quanto às compras, conforme antecipado, foram as seguintes ações:

- SMLS3

- SLCE3

"- Ué.., comprou duas vezes no mês?" Pois é, enrolei-me quanto à organização do meu cronograma de compras (sim, minha vida anda bem agitada) e de última hora tive de fazer esse ajuste (que custou uma corretagem desnecessária, dentro da estratégia de compras mensais) visando salvaguardar a estratégia de 2018, que é de foco nos dividendos.

Enfim, a carteira ficou assim alocada:



See ya,


;D


P.S. Este blog sob hipótese alguma objetiva fazer qualquer tipo de indicação, nem constituir-se como paradigma para adoção de estratégia no mercado de ações, se você o fizer, estará por SUA CONTA E RISCO!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário